Departamento de Segurança Pública

DSP em números

De acordo com o Sistema de Transparência da UFF, no segundo semestre letivo de 2016, a Universidade Federal Fluminense contava com 60.807 alunos ativos. Destes, quase 1/3 dos alunos na UFF ou 17.320 cursavam graduações à distância (modalidade EAD). Outros 353 estavam matriculados em cursos sequenciais e 43.134 cursavam graduações presenciais.

Neste mesmo semestre, o Departamento de Segurança Pública contava com 3.453 alunos ativos no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social (modalidade EAD) e 406 alunos ativos no curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social (modalidade presencial). Respectivamente, esse montante representa 20% de todos os alunos matriculados em cursos EAD e 1% de todos os matriculados nas graduações presenciais da UFF.

Ao longo desses quatro anos de existência, essa graduação apresenta uma média de 80 alunos ingressando semestralmente, enquanto registra, em média, 12 cancelamentos de matrícula por semestre. A taxa de evasão do curso está, portanto, em torno de 15,6%. No segundo semestre de 2015, aconteceu a primeira formatura do curso, contando com 13 formados (turma 2012.1). No primeiro semestre de 2016, formaram-se 11 estudantes (turma 2012.2). No semestre atual, contam-se ao menos 12 possíveis formandos (turma 2013.1).

Quando comparado aos demais cursos presenciais da UFF, em termos de número de formados no semestre anterior (2016.1), por exemplo, o Bacharelado em Segurança Pública e Social ocupa a 6ª posição, com 11 estudantes formados.

Ainda no que tange à comparação com os demais cursos presenciais, mostra-se interessante observar os valores da chamada “taxa de sucesso”. Trata-se de um “indicador de desempenho adotado em instituições de ensino superior, principalmente aquelas que mantêm uma produção científica, que informa a relação percentual entre o número de diplomados e o número total de ingressantes. No total de ingressantes estão incluídas todas as modalidades de ingresso, como o vestibular e a transferência de outras instituições. O curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social ocupa 66ª posição dentre os 98 cursos listados, com uma taxa igual a 9,7%. Vale ressaltar que esta taxa é superior a de muitos cursos das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas existentes na universidade.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

Prezados (as) alunos (as), Em reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Segurança Pública do [...]
Pós-Graduação Lato Sensu

Pós-Graduação Lato Sensu

cvcccc[...]
No thumbnail available

Inscrição de Disciplina

Conforme calendário escolar da UFF em 2016: a inscrição online de alunos regulares da UFF ocorre[...]